Brasília, 17 de Julho de 2018
Página inicial
Quem somos
Contato
Cadastre-se
Anuncie aqui
Notíias | Entrevistas | Notas | Artigos | Enquete | TV Câmara | TV Senado | Agendas

Anuncie Aqui

Cadeia agroindustrial do DF debate crescimento do setor 09.04.2018

 Brasília -- Impulsionar o brasiliense a comprar mais produtos locais é uma das primeiras metas  do 1º Encontro Distrital da Agroindústria que começa nesta terça-feira (10). O evento realizado pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) segue até dia 13 de abril e acontece na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa Cenargen), no Parque Estação Biológica, na Asa Norte, das 13 horas às 18h30.

 
Durante a solenidade de abertura o secretário de agricultura do DF, Argileu Martins assina o regulamento da Lei de Inspeção do Distrito Federal nº5800/2017. Essa norma de inspeção melhora a atuação da fiscalização da Secretaria de Agricultura na cadeia de agroindústrias e a emissão de registro e acompanhamento do setor. “A lei vai acelerar o processo e desburocratizar a criação de novas agroindústrias, modernizar a inspeção, ampliar a possibilidade de acesso a mercados e o registro de novas categorias de produtos”, afirma Athaualpa Nazareth Costa, diretor de inspeção. 
 
A proposta do Seminário é  debater políticas públicas para o setor agropecuário e estimular o empreendedorismo na área rural. Por isso, a programação inclui palestras e cursos destinados a produtores rurais, responsáveis técnicos e estudantes universitários. Para o subsecretário de defesa agropecuária da pasta, Vinicius Campos, o encontro foi pensado para impulsionar o mercado local e promover e fortalecer a cadeia agroindustrial. A região com 212 agroindústrias registradas na Seagri movimentou mais 40 mil toneladas de produtos processados em 2017.
 
O encontro é organizado pela pasta da Agricultura em parceria com Embrapa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF) e o Sebrae-DF. “Queremos que todos os envolvidos no processo produtivo sejam incorporados às discussões”, resume Campos. As características do Distrito Federal, detentor da maior renda per capita do país, e com um bom nível de tecnificação do meio rural, são altamente favoráveis para a consolidação de uma cadeia agroindustrial forte, abrangendo todas as atividade do pequeno ao grande porte. Discutir a agroindustrialização do setor agropecuário é estratégico, visto que é uma forma importante de agregação de valor ao produto agropecuário, considerando que o mercado consumidor do Distrito Federal está em franca expansão, e que as agroindústrias locais ainda não conseguem suprir toda a demanda dos mais de 3 milhões de residentes destaca Campos. 
 
Além disso, o Distrito Federal encontra-se em um importante momento de definição de políticas públicas e regulamentação do setor agroindustrial, no sentido de impulsionar todas as etapas de produção, formalização, operação e comercialização da atividade. Para isso, diversas ações estão sendo construídas, abrangendo o incentivo às boas práticas de produção, a Assistência Técnica e Extensão Rural especializada, o estabelecimento de linhas de crédito específicas para a agroindústria, a adequação da legislação ambiental, o acesso ao mercado, a desburocratização do processo de formalização da empresa e a regulamentação do tratamento simplificado à atividade das agroindústrias de pequeno porte.
 


ABC POLITIKO - LINHA DIRETA COM O PODER
COMENTE ESTE ARTIGO   LEIA COMENT√?RIOS (0)  

Voltar a P√°gina Principal Voltar a P√°gina Principal Voltar a P√°gina Principal Voltar a P√°gina Principal
CONTEÚDO RELACIONADO

17-07-2018 Meio ambiente deve ser uma agenda central no debate eleitoral
17-07-2018 Justiça do DF bloqueia bens do prefeito Marcelo Crivella
16-07-2018 A ameaça do "não voto"
16-07-2018 Ex-ministro do STF Pertence deixa defesa de Lula
14-07-2018 STF dá 30 dias para concluir investigação sobre Aécio
14-07-2018 O decl√≠nio dos medalh√Ķes da pol√≠tica
VEJA MAIS

17-07-2018 Meio ambiente deve ser uma agenda central no debate eleitoral
17-07-2018 Justiça do DF bloqueia bens do prefeito Marcelo Crivella
16-07-2018 A ameaça do "não voto"
16-07-2018 Ex-ministro do STF Pertence deixa defesa de Lula
14-07-2018 STF dá 30 dias para concluir investigação sobre Aécio

VEJA TODOS

SRTVN Quadra 701 Bloco B Sala 826 - Centro Empresarial Norte | Brasília - DF | CEP 70710-200 | Fone: (61) 3328-2991 | Fax: (61) 3328-2152